Informações úteis

A Turquia é uma ponte entre o oriente e o ocidente. Se estende entre a Europa e a Ásia estrategicamente dominando os Estreitos do Bósforo e de Dardanelos que ligam o Mar Negro, o Mar de Mármara e o Mediterrâneo. Faz divisas com a Grécia, a Bulgária, a Geórgia, a Armênia, o Iran, o Iraque, e a Síria e representa um vínculo entre a Europa e o Oriente Médio.

A capital do País é Ancara, situada na Anatólia Central. É um país onde se pode encontrar vestígios de todas as culturas que o habitaram. Mais de 30 civilizações diferentes que deixaram suas ...muitas das quais estão conservadas até hoje transformando este país em um gigantesco museu a céu aberto.

A Cidade mais representativa é a antiga Bizâncio, Constantinopla, hoje Istambul, a única cidade do mundo situada em dois continentes.

Documentação
Os brasileiros não necessitam de Visto para a entrada na Turquia.

Idioma
Turco. Em muitos restaurantes, lojas, e em pontos turísticos, fala-se inglês, alemão, Italiano e outros idiomas, inclusive o espanhol.

Moeda
Lira Turca: A equivalência com o dólar é flutuante. Outras moedas ou cheques de viagem podem ser trocados em bancos, casas de câmbio e agências de correios. Pode-se sacar dinheiro com cartão de crédito que também é aceito na maioria dos pontos comerciais, restaurantes e hotéis.

Diferença Horária
Durante o horário de verão no Brasil há uma diferença de 5:00 + na Turquia. Em outras épocas do ano a diferença horária é 6:00 +

Roupa
No verão roupas leves e algum agasalho para usar a noite, principalmente no interior do país. Para visitar algumas mesquitas, aconselha-se às mulheres a levar um lenço para cobrir a cabeça. No inverno roupas quentes. Um guarda-chuva será de grande utilidade.

Gastronomia
Na cozinha Turca, pode-se apreciar a mistura das várias culturas que convivem no país. As entradas frias (chamadas “mezes”), sopas, Kebap (pratos de carne) e sobremesas muito variadas de acordo com a região. O acompanhamento da maioria dos pratos são: arroz, yogurte e saladas.

Telefone
Pode-se ligar dos hotéis (com cobrança de taxas), de cabines telefônicas com cartões internacionais comprados com facilidades em diversos quiosques. Para ligar para a Turquia disque 00 (internacional), 90 (prefixo do país), 212 (prefixo de Istambul) + o número desejado.
Para ligar para o Brasil ligue: 00 + 55 + Prefixo da cidade + número desejado.
Existe também o sistema GSM para telefones celulares.

Eletricidade
220 V com tomadas do tipo europeu.

Transportes
Há uma grande rede de transporte urbano: ônibus, dolmus (táxis compartilhados com itinerário fixo), trem, metrô e táxis que funcionam com taxímetro são considerados o melhor meio de transporte.

Gorjetas
As gorjetas são voluntárias, porém, faz parte da cultura deixar aproximadamente 10% em restaurantes, hotéis, etc...

Compras
A Turquia é um paraíso de compras. Há grandes shoppings centers modernos onde se pode encontrar a melhor moda nacional e internacional. Porém, não faltam antigos bazares com tapetes, bijuterias, pedras preciosas e semipreciosas, cerâmica, Seda, couro, peles, objetos em cobre e prata, café turco e chás. Estes bazares são encontrados, nas mais variadas regiões do país.

Clima
O clima na Turquia está condicionado pela extensão de seu território. Há um grande contraste de climas entre o norte com temperaturas suaves, um clima continental no interior do país e um clima mediterrâneo desde a costa do mar Egeu até a costa meridional. Os quatro mares que rodeiam o país proporcionam no inverno um clima suave. Na região do Bósforo, em Istambul, a temperatura pode variar em breves intervalos de tempo.

Lugares de culto
Esta é uma breve lista de alguns lugares de culto para cristãos e judeus em Istambul.
  • Católicos Santo Antonio e Santa Maria no bairro de Beyoglu (Calçadão Istiklal). Na rua Cumhurriyet caddesi encontra-se a catedral do Santo Espírito, onde o papa João XXIII passou 10 anos antes de ser nomeado.
  • Ortodoxos Istambul é a sede do patriarcado ortodoxo no bairro de Fener “Greek Patriarchate”. Aya Triada na praça do bairro Taksim.
  • Anglicanos Capela de Santa Helena no bairro de Tepebasi e a Igreja de Crimean no bairro de Tophane.
  • Protestantes Capela Dutch no bairro de Beyoglu.
  • Judeus A Sinagoga Neva Shalom no bairro de Sisli, Sinagoga Ashkenazi no bairro de Karakoy e Beth Israel no bairro de Sisli.


Características do País
  • Nome oficial: República de Turquia
  • Superfície: 779.452 km2
  • População: 68.000.000 habitantes
  • Densidade: 87 h/km2
  • Idioma oficial: turco
  • Religião: muçulmanos (99%), outros (1%).
  • Capital: Ancara
  • Cidades principais: Istambul, Ancara, Izmir, Adana, Bursa, Gaziantep, Antalya, Konya, Kocaeli, Trabzon.
  • Forma política: República Presidencialista. Democracia desde 1946.
  • Divisão administrativa: 81 províncias
  • Organizações em que participa: ONU, Conselho da Europa, OCDE,
  • Festas nacionais: 29 outubro dia da República e 23 Abril dia das crianças.